A Confraria do Corpo Santo dos Mareantes de Faro, também designada por Compromisso Marítimo de Faro, é uma das mais antigas do país já que os seus documentos mais antigos remontam a 1392.
Esta Confraria esteve instalada na Casa do Compromisso Marítimo de Faro, atual Casa dos Pescadores, tendo este edifício sido construído pelos próprios mareantes no séc. XVIII. No teto da sua antiga sala de despacho, pode ver-se S. Pedro Gonçalves Telmo, protetor dos mareantes e pescadores, pintado a óleo. No teto de uma outra sala vê-se, também em pintura a óleo, o escudo real seguido da legenda: A.S.M.C.M. que significa: Associação Socorros Mútuos do Compromisso Marítimo e, ainda, a representação de um navio.
Os Compromissos Marítimos testemunham, no litoral português e em especial no Algarve, a importância secular das atividades ligadas ao mar.
Para além do culto religioso, as Irmandades ou Confrarias do Corpo Santo – também designadas por Compromissos Marítimos – promoveram a defesa dos interesses profissionais dos associados, assegurando às famílias: médico, cirurgião, sangrador, botica e socorros pecuniários quando estão doentes, velhos ou pobres para cujos fundos todos concorrem com parte dos seus lucros.
Ler mais… | Leer más… | Read more…