A original Capela do Corpo Santo, no Funchal, foi levantada em finais do séc. XV pelos pescadores locais em devoção ao seu santo padroeiro, S. Pedro Gonçalves Telmo. A única coisa que resta da construção original é o portal gótico, que se pensa datar dos finais do séc. XVI. Este é um dos trabalhos mais notáveis da ilha. A estrutura geral gótica da capela manteve-se nas obras seguintes.
Esta capela acabou também por ser o local de funcionamento da mais antiga confraria religiosa da ilha da Madeira. Esta confraria funcionava como associação de auxílio mútuo, dando apoio às famílias que tinham perdido os seus homens no mar. Funcionou ainda como hospital e enfermaria.
Hoje em dia, pode ainda encontrar-se na sacristia a “arca de três chaves” usada pelos frades. Esta arca só podia ser aberta na presença do capelão, do presidente da confraria e do tesoureiro. A peça mais interessante é o altar-mor, reconstruído por volta de 1615/1616, especialmente a placa central que representa o Santo Padroeiro a proteger uma caravela Portuguesa dos séculos XV ou XVI. A capela-mor encontra-se coberta com pinturas, no teto nas paredes, provavelmente executadas por um artista regional, que representam os passos mais importantes na vida do Santo e os seus milagres.
Nota – as informações e fotos aqui apresentadas foram gentilmente compiladas e cedidas pela Divisão de Cultura e Turismo da Câmara Municipal do Funchal