Peniche - Roteiro de S. Telmo

Em Peniche havia ainda em 1890 uma instituição de beneficência, denominada o Corpo Santo, patrono dos pescadores, que, nos perigos do mar, invocavam S. Pedro Gonçalves Telmo.
A Irmandade de S. Pedro Gonçalves Telmo, instituída em 1505, gozava de muitos privilégios mas já não está ativa.
Na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, a sua imagem é venerada, tendo este Santo padroeiro dos pescadores um dia consagrado na festa em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem (a primeira 2ª feira a seguir ao 1º domingo de agosto).
S. Pedro Gonçalves Telmo empresta ainda o nome ao Hospital de Peniche.


A propósito da veneração dos pescadores por S. Pedro Gonçalves Telmo, escreveu António Maria Souto Cervantes:
“ Todos os barcos trazem consigo uma pequena vela de cera, pintada de verde, que, na ocasião de tempestade, acendem para que a bonança se aproxime. Esta velinha recebe tão virtuosas qualidades depois de se conservar por um pequeno espaço de tempo metida na mão direita de S. Pedro Gonçalves na ocasião da festa, conservando-se acesa durante esse tempo. Pela mão do santo passam centenas de velinhas enquanto se canta a festa; e mal se acende uma, logo se apaga, sendo substituída por outra, e assim sucessivamente, para serem distribuídas aos mestres, aos companheiros e a quantos se aventuravam ao mar, na luta pela vida “. (1)
A Igreja de Nossa Senhora da Ajuda é uma Igreja localizada na freguesia de Ajuda, em Peniche, cuja construção remonta ao séc. XVI, embora já sejam poucos os traços dessa época. Está ligada à lenda do aparecimento de uma imagem da Virgem na gruta da Papoa, que os pescadores terão transportado para a vizinha capela de S. Vicente, enquanto se aguardava a sua conclusão.
Apresenta azulejos com passos da vida da Virgem e temas profanos cobrem as suas paredes interiores e um retábulo de talha do final do séc. XVII. Há ainda uma série de esculturas em madeira, nomeadamente S. Pedro Gonçalves Telmo, São Vicente, Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora da Ajuda, que decoram os altares com retábulos de talha dourada. Em meados do séc. XVI foi a época provável de construção da Igreja, que, em 1569 teve realizada, segundo inscrição, a construção do seu portal principal. Na primeira metade do séc. XVII houve o revestimento com azulejo da capela-mor. Em 1717 teve início as obras de remodelação do interior, patrocinadas pelas irmandades de Nossa Senhora da Ajuda e de S. Pedro Gonçalves Telmo: aumento da nave no sentido axial, construção da porta travessa, batistério, pintura do teto da nave, revestimento azulejar, altares em talha, teia de balaústres.

(1)- in “Fogo de Santelmo” de Augusto César Pires de Lima de 1943

 

Voltar ao Mapa | Volver al Mapa | Back to the Map