Realizou-se nos dias 22 e 23 de Outubro, no Porto, o II Encontro Internacional de Confrarias e Irmandades de S. Telmo.
Neste Encontro participaram quase duas centenas de pessoas, em representação de diversas Instituições Religiosas, Paróquias e Autarquias, oriundas de toda a Península Ibérica e da Argentina.
Este Encontro, cujo tema foi “S. Telmo: Farol de esperança, luz que nos guia”, teve como grande objectivo debater o processo de Canonização de S. Telmo, algo que, na opinião unânime dos presentes deverá iniciar o quanto antes.
Aliás é isso mesmo que reflete o documento de conclusões do Encontro (em anexo), subscrito por todos os participantes, e entregue em mão aos Senhores Bispos do Porto e Tui/Vigo, bem como ao Provincial da Província Portuguesa da Ordem Dominicana, que estiveram presentes nos trabalhos de Domingo, e presidiram à Eucaristia Solene, que se realizou na Igreja do Corpo Santo de Massarelos.
Da parte das Entidades Eclesiásticas presentes os participantes no Encontro receberam total receptividade para que o processo siga agora os trâmites normais exigidos pela Santa Sé.
No decurso dos trabalhos houve ainda oportunidade para apresentar o “Roteiro de S. Telmo”, uma ferramenta eletrónica, que se encontra alojada no site da nossa Confraria (www.confrariacorposantomassarelos.pt), e que assinala os diversos locais em Portugal, continental e insular, onde existe ou existiu o culto ao nosso Padroeiro.
Esse Roteiro será constantemente atualizado, tendo como objectivo alargar os conteúdos a todo mundo, até à realização do próximo Encontro, que decorrerá em Tui/Espanha, no ano de 2018.
Até essa altura competirá à Confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos a condução e dinamização do “Fórum de S. Telmo”, no qual estão representadas todas as Instituições que partilham o mesmo Padroeiro.
Documento final subscrito por todas as entidades participantes:
Considerando que:
As Confrarias, Irmandades, Paróquias e outras Instituições presentes, quer fisicamente, quer por testemunho escrito, no II Encontro Internacional de Confrarias e Irmandades de S. Telmo, que se realizou no Porto, a 22 e 23 de Outubro de 2016, manifestaram de forma pública e assumida que:
1. O culto a S. Pedro Gonçalves Telmo é imemorial e mantém-se vivo em diversos locais do mundo;
2. O povo de Deus venera com muita devoção S. Telmo, recorrendo a ele em oração, e participando nas Festividades que em todo o mundo se promovem em sua honra;
3. Existe uma vontade real e profunda de que S. Telmo seja reconhecido formalmente pela Santa Sé como Santo;
4. Os presentes estão disponíveis para colaborar, na medida das suas possibilidades, nesse processo;
5. Foram tomadas medidas, por diversas vezes, e até bem recentemente, para que o processo de Canonização avançasse, o que nunca se veio a concretizar;
As Entidades presentes comprometem-se a:
1. Manter e dinamizar o culto a S. Telmo nos seus mais diversos locais de origem;
2. Encetar todos os esforços para que um cada vez maior número de Instituições que têm S. Telmo como Padroeiro se associe a este movimento;
3. Disponibilizar toda a informação histórica, religiosa, patrimonial e iconográfica do culto a S. Telmo;
4. Propor ao Povo de Deus que rogue a Deus as suas Graças, por interceção de S. Telmo;
5. Que se continue a rezar por esta causa hoje assumida;
6. Contribuir, na medida das suas disponibilidades, financeiramente e logisticamente para esta causa;
Requeremos a V. Exas. Reverendíssimas D. António Francisco do Santos, Bispo do Porto, D. Luís Quinteiro Fiúza, Bispo de Tui/Vigo, D. Manuel Herrero Fernandéz OSA, Bispo de Palência, D. Mario Aurelio Poli, Bispo de Buenos Aires e Frei Pedro Fernandes OP, Provincial da Ordem Dominicana em Portugal, como conclusão deste nosso Encontro, que:
1. Sejam retomados, nas Entidades Eclesiásticas próprias, todos os procedimentos inerentes à apresentação do processo formal de Canonização de S. Telmo junto da Santa Sé;
Porto e Massarelos, 23 de Outubro de 2016
(Confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos – Porto)
(Cofradia de San Telmo de Tui – Espanha)
(Cofradia de San Telmo de Frómista – Espanha)
(Parróquia de San Telmo de Palência – Espanha)
(Parróquia de San Telmo de Buenos Aires – Argentina)