A Ermida de S. Pedro Gonçalves Telmo, popularmente conhecida como Ermida do Corpo Santo, localiza-se na freguesia de Vila do Porto, concelho de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, nos Açores.
Antigamente, durante a festa em homenagem ao padroeiro, a irmandade distribuía o chamado “pão do fastio”, um pão bento, muito procurado pelos homens do mar e pelas gestantes como remédio contra o enjoo. A tradição ligava esse pão a um milagre atribuído ao santo, quando pregava o dogma da Santíssima Trindade.
Na “História das Igrejas e Ermidas dos Açores”, sugere-se que a primitiva ermida neste local remonte ao séc. XVI por semelhança com as congéneres sob a invocação do mesmo orago, na ilha de S. Miguel e na Terceira, que remontam aquele século. Aventa ainda a possibilidade desta, em Santa Maria, poder remontar ao séc. XV, uma vez que foi a primeira ilha a ser descoberta e povoada.
Foi erguida no Cimo da Rocha, no local onde existiu a residência de África Anes, esposa de Jorge Velho, uma das primeiras mulheres que povoaram Santa Maria.
Terá sido ampliada no séc. XVIII, em 1733, conforme inscrição no frontispício.
Anualmente, no dia da procissão, os fiéis, de opas brancas, rodeiam uma nau de velas soltas, tufadas, que serve de andor à imagem do padroeiro.
A festa do padroeiro é comemorada, anualmente, a 4 de Setembro.